Comentários

(20)
Ótimo questionamento, Doutora. O argumento deferido é que, a partir da CF de 1988, o Pasep passou a ter natureza tributária, conforme pode ser observado no artigo 239:

"Art. 239. A arrecadação decorrente das contribuições para o Programa de Integracao Social, criado pela Lei Complementar nº 7, de 7 de setembro de 1970, e para o Programa de Formacao do Patrimonio do Servidor Público, criado pela Lei Complementar nº 8, de 3 de dezembro de 1970, passa, a partir da promulgação desta Constituição, a financiar, nos termos que a lei dispuser, o programa do seguro-desemprego, outras ações da previdência social e o abono de que trata o § 3º deste artigo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)"

Ademais, há outro ponto importantíssimo: o BB entra como pólo passivo da ação. O recurso é oriundo da União, a condenação do BB se dá pela má administração.

Portanto, resumindo, trata-se de atualização de um saldo resultante de valores depositados pela União, de natureza tributária, que teve uma má administração.
2
0
1
0
1
0
1
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros perfis como Oliveira

Carregando